A dívida da Igreja

15 jun • Caso do DiaNenhum comentário em A dívida da Igreja

O escritor e gênio argentino Jorge Luiz Borges faleceu há 30 anos, completados ontem, para ser exato. Tem uma entrevista dele que jamais esquecerei. Em meados dos anos 1980, a maioria dos países latinos e alguns europeus estavam afundando por causa da dívida externa, contraída em petrodólares, que a correção cambial catapultou aos cornos da lua.

Borges foi entrevistado pela revista Senhor, depois comprada pela IstoÉ. A repórter perguntou a Borges porque a América Latina chegara a esse ponto. Por causa Igreja Católica, da cultura católica, respondeu o escritor sem titubear. A jornalista ficou surpresa.

O entrevistado explicou que essa cultura deixava os governantes irresponsáveis, porque bastava se confessar, pedir perdão e zero a zero bola ao centro. Ela então achou isso cartesiano demais. Pediu um exemplo. O argentino então perguntou.

– Qual o mais europeu, mesmo sob o tacão da União Soviética, que tem a maior dívida externa?

– A Polônia.

– E qual o país que tem o maior número de católicos em relação à população?

– A Polônia – capitulou ela.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »