Cinesífero de táxi

27 out • Caso do DiaNenhum comentário em Cinesífero de táxi

Essa discussão sobre o Uber. Desde o início, eu achei fantástico que um gigante norte-americano entrasse na marra sem dar a mínima para as regras de concessão de serviço público e a esquerda porto-alegrense aplaudisse o serviço. Só porque é oposição ao prefeito José Fortunati. Assim funciona o Brasil: não funciona.

Com todas as emendas filantrópicas e estapafúrdias que os vereadores pespegaram na regulamentação do serviço, admira que não tenha vindo alguma patriotada como se fazia no passado. Nos anos 1950, houve uma ofensiva Yankees, go home!, na qual os nacionalistas extremados se recusavam a usar nomes comuns ao Tio Sam ou qualquer outra língua, e isso incluía as palavras motorista e futebol. Então foram ao latim abrasileirado, digamos assim: motorista virou cinesíforo e futebol virou ludopédio. Tá bom assim ou queres mais vinagre na salada?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »