A corrupção pela linguagem

23 mar • Caso do DiaNenhum comentário em A corrupção pela linguagem

 Quando um país se corrompe, começa se corrompendo pela linguagem. A frase de Octavio Paz, Nobel de Literatura de 1990, parece ter sido feita sob medida para o Brasil. A aceitação de erros de ortografia, coesão e coerência nas provas como no Enem, mostra, mais uma vez, como estamos em uma corrida acelerada rumo ao analfabetismo funcional. Em vez de corrigir a mediocridade a premiamos, sob o puído e vasto manto do coitadismo.

 Eu vejo isso na minha profissão. É de doer o que leio, o episódio do papelão na carne que o diga. Mas não é exclusividade nossa. Claro que temos uma fatia de gente competente, mas boa parte – reluto em dizer a maior parte – é jogo duro. A tragédia não se resume a escrever errado. A tragédia é que pessoas assim têm baixo estoque de palavras e sem elas não se consegue transmitir ideias, verbalizadas ou escritas.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »