A comidinha do ministro

5 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em A comidinha do ministro

Primeira lição quando se viaja para o estrangeiro é não se meter a falar a língua deles, como se faz no portunhol. Quase sempre dá meleca. Shigeaki Ueki, ministro de Minas e Energia do Governo Ernesto Geisel, que o diga. Geisel e vários ministros, mais empresários, fizeram uma histórica viagem para o Japão, em busca de parcerias industriais e tecnológicas. Findo um dia extenuante, Ueki e alguns empresários foram jantar em um restaurante de Tóquio.

Quando se acomodaram na mesas, o ministro foi logo advertindo que deixassem o pedido com ele, afinal era filho de japoneses e quando pequeno, em casa só falavam o japonês. Quando veio o garçom, Ueki falou uma frase. Pra quê. O cara caiu na gargalhada, os colegas queriam saber o motivo e quando sabiam da frase se dobravam de tanto rir. Veio o dono da casa, sempre a mesma coisa. E os brasileiros sem entender nada.

As gargalhadas chamaram a atenção das mesas próximas e, por sorte, havia um brasileiro que falava japonês. Vendo o constrangimento do ministro, perguntou aos funcionários qual fora a piada. Quando soube, riu também. A frase em japonês dita pela autoridade brasileira remetia à sua infância. Disse:

– Nenê qué papá!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »