A cobra Catarina

24 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em A cobra Catarina

As cidades estão cheias de pessoas que se postam perto de um camelô ou artista que promete um número sensacional, mas nunca o apresenta. Caso dos caras que fazem um falatório anunciando que atravessarão – com o torso nu – um arco cheio de facas pontiagudas, deixando um espaço mínimo para o cara atravessar. Enquanto isso, vendem um peixe qualquer. Na Montenegro dos anos 1950, havia um personagem que anunciava uma cobra, a cobra Catarina. Deixo o relato a seguir para meu amigo e contemporâneo Ernesto Lauer.

Certa feita, apareceu um camelô, com uma grande mala, onde escondia a cobra Catarina. Ele começou a fazer grande propaganda: “A Catarina vai fumar”. O homem era bom de lábia, e começou a juntar gente. Batia na mala para acordar a Catarina e dizia maravilhas da cobra. Com esta conversa, ele distraía a atenção das pessoas. Eu estava por ali olhando e ouvindo. De repente, ele tirou uma caneta do bolso e perguntou:

– Quem me dá um pila pela caneta?

Uma pessoa deu (certamente comparsa) e recebeu uma caneta. Depois de um tempo, ele devolveu o dinheiro, dizendo que não o queria, pois dado de coração. Continuou com a história da cobra… Logo após, apanhou outra caneta e perguntou:

– Quem me dá cinco pilas pela caneta?

Muitos deram e receberam canetas. Pouco tempo depois, ele devolveu o dinheiro para essas pessoas. Na terceira oportunidade, exibiu canetas e pediu 10 pilas. Eu saí correndo e surrupiei o dinheiro no caixa da loja. Entreguei ao camelô e recebi uma caneta. Fiquei esperando ele devolver o dinheiro. Ao invés disso, ele encerrou os trabalhos, agradeceu a todos, apanhou a mala e foi para a rodoviária.

Acabei levando uns “lambaços de cinta”.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »