A chave de casa

15 jul • Caso do DiaNenhum comentário em A chave de casa

Chave dentro de uma fechadura antiga

Há uma explicação para o fato de o índice de suicídios ser muito alto nos países nórdicos e das populações dentro do Círculo Polar Ártico, como os esquimós: a falta ou o pouco tempo em que eles podem se expor ao sol, que “fabrica” a vitamina D, justamente chamada de vitamina do sol, porque ele quebra e libera as moléculas que temos na pele. Na realidade, é um hormônio essencial para o equilíbrio mineral no organismo.

Uma das várias doenças que sua falta causa é a depressão, e acho que não precisa me alongar no que ela representa. Quando guri conheci um sueco que dizia que seus conterrâneos se matavam só porque perdiam a chave de casa. Errado, sei agora, a depressão era a causa e a chave uma mera espoleta. Também é verdade que em alguns países, como o Japão, o suicídio tem bases culturais, com base nas raízes do passado.

Enfim, se você está macambúzio nesta sequência de dias sem o astro rei uma das causas é exatamente a carência da (ou do) D. Então muito cuidado, não me vá perder a chave de casa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »