A Capital da cerveja

24 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A Capital da cerveja

O Festival Brasileiro da Cerveja, que se realizou em Blumenau, mostrou que as cervejarias artesanais podem não disputar massivamente o mercado, mas os apreciadores mais exigentes da bebida querem é um produto puro, não industrializado. E neste campo, Porto Alegre se destaca. Mas até na fatia de mercado há ganhos, diz o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Eduardo Cidade. Foram 10 as marcas premiadas que conquistaram 20 medalhas. Para entender o jargão das artesanais, cervejaria de “pequeno porte” é aquela que produz até 10 mil litros.

É mais ou menos o consumo dos bailes de kerbs (geralmente dia do padroeiro da cidade ou localidade) dos bons tempos na região do Vale do Caí. A festa reunia famílias que só se veem uma vez por ano, uma alegria ver tios tias, primos e primas.

No meu caso, a festa anual ocorria em Santa Teresinha, distrito de Bom Princípio, onde chegaram meus antepassados que vieram da Alemanha. Tá, bom exagerei, os 10 mil litros eram consumidos nas três noites do baile MAIS a festa da família. Agora, se mesmo assim vocês ainda duvidam, só posso dizer uma coisa: homens de pouca fé!

Foto: João Mattos 

Fórum da Liberdade

Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), está confirmado para os dias 8 e 9 de abril no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre/RS, o Fórum da Liberdade. Para os debates com o tema principal “Brasil: aberto para reformas?” estarão presentes pensadores, lideranças políticas e empresariais nacionais e internacionais, tais como o empresário fundador da Wise Up, Flávio Augusto; o economista e político peruano, Hernando de Soto; o filósofo e escritor, Olavo de Carvalho – por vídeo -; o CEO da BRFoods, Pedro Parente; o empresário e político colombiano, Fernando Araújo; entre outros.

Congresso Mundial de Justiça Constitucional chega a Porto Alegre

Porto Alegre foi escolhida para sediar, pela primeira vez no Brasil o Congresso Mundial de Justiça Constitucional, realização da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) em parceria com a Associação de Justiça Constitucional. Neste ano, o homenageado é o jurista, cientista político e professor Paulo Bonavides. O evento acontece de 28 a 30 de agosto.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »