O furo do Mourinha

22 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em O furo do Mourinha

 Uma foto do senador Edward Kennedy no Aeroporto Salgado Filho, na década de 1960, rendeu ao jornalista Nelson Moura fama nacional. O causo foi que, naqueles tempos, existia a figura do setorista de aeroporto, assim como havia setorista de transportes, de educação, entre outros. Pois o Moura, que trabalhava na falecida Folha da Tarde, da antiga Caldas Júnior, estava posto em sossego quando avistou o político norte-americano sentado no bar.

 Claro que ele foi em cima do homem, e, no mesmo dia – a FT rodava às 14h –, lá estava a foto dos dois mais a entrevista que Moura arrancou dele. Na época, os aviões não tinham autonomia para ir direto do Rio de Janeiro para Buenos Aires, então faziam escala técnica em Porto Alegre. Furo nacional. Foi nessa parada que Kennedy perdeu a chamada para o embarque para a capital argentina. Contou ao repórter gaúcho que ficou distraído olhando revistas na banca e não ouviu a chamada.

 Anos depois, conversei sobre o caso com o Mourinha, quando eu trabalhava na Folha da Manhã, irmã da FT, redações contíguas. Disse a ele que não tinha engolido a história da banca de revistas, e que tinha uma explicação lógica para ele não ter embarcado. Moura então perguntou qual seria. O segredo está na foto, eu falei. Então fomos ao arquivo fotográfico e a desencavamos. Apontei o dedo para a mesa do bar do aeroporto onde eles estavam sentados.

 Na frente do Kennedy havia uma garrafa de uísque JB quase vazia, só restava a reserva. Pois sim que ele se distraiu na banca. A distração foi outra, foi líquida. Era conhecido pela sede.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »