O jogo do macaco

1 mar • NotasNenhum comentário em O jogo do macaco

  Sabem a clássica tira dos três macaquinhos tapando a boca, os ouvidos e os olhos? Pois mesmo cego, surdo e mudo eles têm tanta chance de acertar nas loterias da Caixa quanto você. Ah não? Vejam o que escreve o matemático Davi Menda, especialista em loterias: “Ao marcar um volante da Mega Sena, usando toda a sua sapiência, matemática, estatística, astrologia, ciências ocultas e Kabala, suas chances de acerto são de uma em 50 milhões. Convenhamos, uma tarefa prá lá de difícil.”

 E prossegue Menda: “Em contrapartida, se um macaquinho ensinado rabiscar ao acaso dois volantes, mesmo desprovido da sua imensa bagagem cultural, as chances dele melhoram bastante: será de uma em 25 milhões. Não se trata do macaquinho ser mais inteligente ou mais sortudo – é puramente uma questão estatística: duas apostas tem o dobro de chances de acerto do que uma. Invariavelmente!”

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »