Tentou se reeleger

13 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em Tentou se reeleger

  Um vereador com milhares de sóis na cacunda da atividade parlamentar tentou a sorte, mais uma vez, no pleito do ano passado. Ciente de que não era fácil a reeleição, disparou até cartas manuscritas para amigos do Interior, mas com título na cidade. Ao longo dos anos, ele sempre passou chispando no vestibular da urna, mas desta vez não deu. E não deu mesmo, tipo ficar na oitava suplência.

  Passado algum tempo, reencontrou um amigo que morava em cidade do Litoral há décadas, amigo a quem ele escreveu uma carta pedindo seu voto. Sem saber do desastre eleitoral do chapa, tão logo o demorado abraço foi desfeito, foi aos finalmentes.

    – Como é, conseguiste te reeleger?

  Encabulado, tartamudeou algumas palavras não muito audíveis, mas que significavam “não”, em suma. O fiel eleitor, homem de rígidos princípios morais e do tempo do fio do bigode, botou uma mão em concha no ouvido.

    – Como é que é? Não entendi.

  Desta vez o “não” veio alto e claro como leiloeiro dizendo “dou-lhe três!”.

    – Quantos votos?

    – Bom, né, foram…mil e uns quebrados. Mas foram votos honestos.

    – Quantos quebrados?

    – Três.

 Ao ouvir a infausta contabilidade, o litorâneo baixou a cabeça em forma de desolação. Os olhos ficaram ligeiramente úmidos, mas os leves traços de futuras lágrimas se evaporaram antes de dizer a que vieram. Levantou a cabeça, botou as mãos nos ombros do candidato, e o que saiu não foram palavras de consolo e solidariedade.

     – Então tu me faz viajar de Cidreira para votar aqui e só fazes mil votos? Mas é o fim da picada.

     – Mil e três.

  Foi mesmo o fim da picada. Para os dois.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »