O fumar da cobra

30 jan • Caso do DiaNenhum comentário em O fumar da cobra

Olha, eu tenho conversado com um bocado de gente que entende não só de economia como principalmente de mercado financeiro e de capitais em amplo espectro. Alguns me mandaram textos de economistas como o Nobel de Economia Paul Krugman, que vê com pessimismo os efeitos da administração Trump na economia mundial. Krugman fala que o novo presidente americano está criando o “Trumpístão”.

Há uma preocupação que me parece óbvia: se o dólar derreter, que favorece as exportações americanas, os demais países vão também desvalorizar suas moedas para não perderem competitividade. Então teremos uma senhora crise cambial mundial.

Tenho cá comigo uma coisa. Reverter a globalização na marra, como Trump quer, não é possível. Há interesses enormes corporativos de empresas dos EUA, há interesses empresariais mundiais em jogo, e o Congresso americano, por republicano que seja, não é suicida. Então pode haver um chega pra lá mais ou menos radical, se é que vocês me entendem.

Meu temor é que Donald Trump rompa o frágil equilíbrio geopolítico, especialmente no Oriente Médio. Aí a cobra pode fumar.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »