Questão de patente

20 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em Questão de patente

Na madrugada de 22 de abril de 1945, Hitler, reconhecendo a situação desesperadora da Alemanha, berrou com seus generais que todos os proeminente (prisioneiros de guerra de alta patente ou parentes dos dirigentes soviéticos) deviam ser baleados. Não tinham mais valor algum como peões de negociação, e ele queriam ferir os Aliados de todas as maneiras que lhe restavam.

O valor da troca de reféns diminuiu aos olhos de Hitler depois que o filho de Stálin, o tenente Yakov Dzhugashvili, foi capturado. Hitler ofereceu trocá-lo pelo marechal Friedrich Paulus, que fora capturado em Stalingrado. Stálin recusou a oferta: “Não vou trocar um marechal por um tenente”. Yakov morreu em um campo de concentração.

(Do livro O Último Dia de Hitler, de Jonathan Mayo & Ema Craigie (Editora Prestígio).

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »