As voltinhas do Barão

16 dez • Caso do DiaNenhum comentário em As voltinhas do Barão

O ministro Gilmar Mendes disse que a decisão do seu colega Luiz Fux no Supremo foi um AI-5, referindo-se à devolução do pacote anticorrupção à Câmara dos Deputados, que deverá recomeçar do zero. O Ato Institucional 5, de 13 de dezembro de 1968, marcou o fim do que ainda restava de obediência ao livrinho do Marechal Dutra, a Constituição.

Certo, foi uma decisão estranha, mas o Legislativo faz por merecer a intromissão. Ontem mesmo o bloco de 13 deputados que compõem o Centro anunciou que vai ao Supremo para impedir a reeleição do presidente Rodrigo Maia (DEM). Ou seja, eles mesmo não se respeitam.

Quando escreveu o livro O Espírito das Leis, em 1748, o filósofo iluminista Barão de Montesquieu desenvolveu o conceito grego da separação e independência entre os três poderes. Imagina o que ele diria se vivo fosse. Vamos combinar, o Brasil virou uma suruba democrática. Nossa mãe!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »