Governo em pauta

14 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em Governo em pauta

Manchete onipresente: governo. Não conseguimos sair dessa espiral. Se os governos não têm assunto para se falar neles, nós da imprensa escrita, falada e televisionada criamos um. Assim como existem os dependentes químicos, nós somos dependentes governamentais. A vida real, como ela é, não faz mais efeito. A droga governo nunca falta.  Os traficantes, as agências de notícias, nos abastecem 24 horas por dia. E na falta de coisa mais pesada, recorremos às abobrinhas. Tipo canabis.

Tanto é que as manchetes de todos os jornais costumam ser as mesmas quando o assunto é governo. Um copia o outro. Temos o tráfico caseiro também, as redações. Não tem bagulho bom no mercado? Então vai buscar nos palácio dos governos, sempre tem uma meleca. Assim como existe a cracolândia, tem a governolândia.

É de dar pena ver jovens repórteres recém-saídos dos cueiros, olhos injetados, trêmulos estendendo a caneta pedindo “pelo amor de Deus, me dá pelo menos uma troca de secretário”. Só muda quando acontece uma tragédia e mesmo assim tem um porém. Quando acontece uma, quem nós culpamos: o governo.

Não tem jeito. Precisamos de um rigoroso tratamento de desintoxicação. E mesmo assim, sujeitos a recaídas. Da maneira como a carruagem sacoleja nessa estrada pedregosa, também estou me tornando um depedente dos dependentes governamentais. Mas tratamentos existem. Primeira coisa para sair do vício é reconhecê-lo. Às vezes, faço uma imersão naquilo que é a melhor coisa para evitar síndrome de abstinência de governo: assisto à TV japonesa. Não entendo lhufas dessa língua, então, para mim, japonês é grego.

Ótima para quem tem insônia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »