A bruxa 

9 dez • Caso do DiaNenhum comentário em A bruxa 

A sequência de acidentes aéreos nas últimas semanas é o que na gíria (e na superstição) dos pilotos é definida como “a bruxa está solta”. No fundo, é tudo uma questão de probabilidades, nada a ver com o sobrenatural ou com o voo da bruxa, que pilota algo nada aerodinâmica que chamamos de vassoura.

Originalmente, a temporada das bruxas começava com um acidente com aviação executiva ou mesmo de aeronaves particulares, eu por algum motivo chamavam a atenção da imprensa, normalmente, pelo status social ou empresarial das vítimas ou até pelo fato de o acidente ser inusitado. Em seguida, sucediam-se desastres com aviões maiores e com muitos mortos. No meus tempos de aeroclube, levávamos muito a sério essa crendice.

Digo crendice porque caem aviões pequenos diariamente em todo o mundo e nem por isso a cada queda corresponde uma sucessão de eventos trágicos. E também passamos longos períodos sem acidentes com muitas vítimas, apesar de anualmente as empresas transportarem 3,9 bilhões de passageiros (veja o site Flightradar24).

Enfim, são coisas da vida. E da morte.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »