As pragas do campo

8 dez • Caso do DiaNenhum comentário em As pragas do campo

Há anos que esta página alerta sobre a ameaça dos javalis, no campo, cada vez mais agressivos e mortais. A situação é mais feia do que assombração de tapera. Segundo a Farsul, javalis já mataram mais de 25 mil cordeiros no Rio Grande do Sul, sem falar em animais domésticos e pets. Em conversa com o colunista, o secretário de Governo Carlos Búrigo, garantiu que vai tratar o assunto como ação de governo.

O pior é que o javali cruzou com o porco doméstico e veio uma nova espécie superagressiva e que se multiplica como coelhos, o javaporco. Para caçar javalis exige-se uma burocracia medonha, e além disso só pode ser feita por caçadores especializados. Ferido – e não é fácil matá-lo – ele vem com tudo em cima de quem atirou.

Outra praga é o Capim Anoni, espécie exótica trazida para cá como salvação, mas que se tornou um inferno para criadores. Tem baixo valor calórico, desgasta prematuramente os dentes dos bois e vacas porque é abrasivo, resiste a defensivos. Pode até tocar fogo que volta.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »