O fato como o fato foi

30 nov • Caso do DiaNenhum comentário em O fato como o fato foi

Eu sempre repito que acidente de aviação nunca se dá por apenas uma causa e sim pelo que os investigadores chamam de sucessão de eventos. É bem o caso do jato da boliviana Lamia. Já começou mal, quando a Anac proibiu o voo direto para Medelin, teria que ser feita por empresa colombiana ou brasileira. Depois vem aquela história da curta autonomia do Avro, apenas 1,6 mil quilômetros. A Lamia tem péssima reputação e foram reportados problemas de manutenção.

Só as investigações dirão se o avião teve pane seca ou elétrica, levando o piloto a gastar combustível antes de tentar o pouso. É procedimento normal quando os tanques estão cheiros, depois de uma decolagem ou pouco tempo após. Nunca é azar por si só, sempre são fatores encadeados que levam ao desastre.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »