Retratos brasileiros

18 nov • A Vida como ela foiNenhum comentário em Retratos brasileiros

Ao pesquisar um texto antigo meu encontrei este, de 2014, em que comentei uma informação da Folha de S.Paulo. O Datafolha havia entrevistado uma eleitora entre o grupo de indecisos da pesquisa eleitoral. É um dos retratos do Brasil do falado andar de baixo. Nascida no Pará e morando em São Paulo, Ana Cláudia Souza Gomes, tem 56 anos, cinco filhos, 15 netos e dois bisnetos.

Foi mãe pela primeira vez com 13 anos, costureira desde os 16, e gostaria muito de ganhar uma prótese dentária. Ganhava R$ 182,00 do Bolsa Família. Quando se fala que o brasileiro está tendo menos filhos é sempre bom perguntar sobre quais brasileiros estamos falando. E o fato de Ana Cláudia ser mãe já aos 13 anos não é exceção, é regra.

A questão é o futuro de uma criança cuja diferença de idade com a mãe é de apenas 13 anos, e como Ana Cláudia conseguiu criá-la. Fico pensando em que estatística ela entrou.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »