Torre de Babel, o retorno 

26 out • Caso do DiaNenhum comentário em Torre de Babel, o retorno 

Desenho de Várias pessoas com balões diferentes de fala

Não é à toa que vivemos uma espécie de reedição do episódio bíblico da Torre de Babel, onde todos falavam línguas diferentes e ninguém se entendia. São 6.909 línguas faladas ao redor do mundo, segundo o compêndio Ethnologue, que cataloga os idiomas do nosso planeta desde 1950. Mas a maioria desses idiomas a gente quase não ouve: 6.520 línguas (cerca de 94% do total) estão na boca de apenas 6% dos habitantes do planeta, enquanto o restante da população mundial usa apenas 389 idiomas.

Há pelo menos 172 línguas com cerca de três milhões de falantes – do chinês ao tachelhit, do Marrocos, e o quimbundo, de Angola. Já entre as línguas “nanicas” estão idiomas que lutam para sobreviver. Existem quase 500 idiomas que correm o risco de ser extintos. Na China, o chinês predomina, mas há uma língua, o ayizi, com apenas 50 falantes, em um país com mais de 1 bilhão de pessoas.

Com a explosão demográfica justo em segmentos mais pobres, chegará o tempo em que a música que fala em Eu quero uma casinha no mato” será pura ficção.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »