O quarto das crianças

7 out • Caso do DiaNenhum comentário em O quarto das crianças

Quarto de bebê em que aparece o berço, com enfeites e brinquedos pendurados, com roupeiro e gaveteiro

A internet está cheia de lamentos sobre como o mundo mudou e, com ele, todas as manifestações culturais e comportamentais, sobretudo. Éramos ingênuos, repetem, as piadas “sujas” que contávamos nos tempos de colégio hoje não escandalizaria nem mesmo a mais caxias das freiras. As letras das músicas também transmitiam amores ingênuos. Até as traições eram desculpáveis, por assim dizer.

Hoje, criança já nasce adulta. Aos 12, 13 anos, nós veteranos ainda brincávamos de mocinho e bandido e, na melhor das hipóteses, conhecíamos piadas de papagaio. Sexo, só para os privilegiados e, mesmo assim, se fossem seduzidos por uma mulher sedenta por meninos.

O diabo que da inocência da época para o cinismo atual foi tudo muito rápido. Parece que foi ontem, e foi ontem mesmo. Então o que aconteceu foi que a humanidade em bloco passou do estágio larval para o voo livre e perigoso. Tudo se moveu em bloco, de nenês a adultos matreiros e trapaceiros. É como se todo mundo estivesse numa caixa e alguém a levasse do quarto das crianças para o quarto dos adultos. Se olharmos uma rosa com cuidado, não são as mesmas de antigamente na nossa visão.

Elas e nós mudamos, brutalmente.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »