Manda bala, irmão

19 set • Caso do DiaNenhum comentário em Manda bala, irmão

Desde que a humanidade começou a usar a escrita, há cerca de seis mil anos, não há registro de guerras em apenas 312 anos. Se considerarmos briguinhas paroquiais que não mereceram ou não tiveram quem as registrasse, estes 312 provavelmente se reduziriam a zero. E se considerarmos que sempre há mais de um conflito ao mesmo tempo, essa contabilidade guerreira vai às nuvens.

Então não é hoje, não é só o século XXI e o recém falecido século XX que a onça bebeu água, a guerra é permanente na história da humanidade. Não serão leis e acordos, a diplomacia, os governantes justos e povos pacíficos que domarão o que o ser humano tem gravado a ferro e fogo logo abaixo da fina camada de verniz que nos mantém cordatos, o desejo de destruir. Que vem a ser a descoberta mais terrível do século passado, feito por aquele doutor que gostava de charutos, o fato de que somos governados por algo que não conseguimos dominar: nosso inconsciente.

Então mandamos bala.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »