O Sansão da Fronteira

30 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em O Sansão da Fronteira

O velho Tuxo, lá das Uruguaiana, da Fronteira, fazia questão de mostrar seus músculos. Ou, como se dizia naquele tempo, o muque. A operação consistia em arregaçar as mangas da camisa até onde dava e encolher o braço para fazer saltar os bíceps, um braço de cada vez. A criançada gostava. O muque dos mais velhos servia de estímulo para que, um dia, fossem como eles.

Até aí era uma operação rotineira. Trabalhador braçal cria muque na marra. Só que um dia o Tuxo aperfeiçoou a demonstração. Quanto via pelo canto do olho que a meninada chegava perto, ele pegava tampinhas de garrafas, feitas com latão ou folha-de-flandres e não de alumínio como as de hoje, e as espremia usando o polegar e o indicador. Mas espremia mesmo, ela ficava uma lata chata. Isso feito, falava com algum desdém.

– E é a mais forte que a companhia produz!

A gurizada arregalava os olhos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »