Centenário de nascimento de Aron Menda

18 ago • ArtigosNenhum comentário em Centenário de nascimento de Aron Menda

centenárioEm 1927, David Menda, acompanhado pela esposa Mari e seus seis filhos chegaram a Porto Alegre, vindos da Turquia. Alugaram uma casa na Fernando Machado, que, na época, se chamava Rua do Arvoredo, onde viveram por muitas décadas, criaram seus filhos e viram nascer e crescer seus netos e netas.

O terceiro filho do casal chamava-se Aron Menda, nascido em 25 de setembro de 1916 em Lule Burgaz, Turquia. Frequentou o curso primário no Grupo Escolar Paula Soares e o ginásio no Colégio Anchieta. Naturalizado brasileiro, ingressou na Faculdade de Ciências Contábeis e formou-se em 1941. Cursou a Faculdade de Direito da UFRGS, formando-se em 1959. Na colação de grau, recebeu placa de prata ofertada pelos colegas por ser considerado “o melhor colega do curso”. Na condição de advogado, exerceu suas funções na Procuradoria-Geral do Estado, Tribunal de Justiça e, posteriormente, com escritório particular.

Como funcionário público estadual trabalhou na Biblioteca Pública de Porto Alegre e lecionou na Escola Evarista Flores da Cunha. Foi também Diretor do Theatro São Pedro sucedendo a Dante Barone. Grande incentivador de teatro amador no Rio Grande do Sul, começou a fazer teatro em 1942, além de atuar no Grande Teatro Farroupilha, programação que ia ao ar na Rádio Farroupilha aos domingos à noite. Fundou o Teatro do Estudante juntamente com Paschoal Carlos Magno (posteriormente Embaixador) e Marina Santana. Trabalhou na famosíssima peça Topaze, ao lado de José Lewgoy.

Colaborou na fundação de inúmeras entidades, entre elas, o Círculo de Pesquisas Literárias (CIPEL), o Teatro Cinco de Setembro, a Federação Riograndense de Amadores Teatrais (FRAT), o Grêmio Literário Castro Alves, a Casa do Poeta Riograndense e a Casa do Artista Riograndense, onde atuou como diretor por vários anos. Foi sócio do Foto Cine Clube Gaúcho de Porto Alegre, tendo participado como coadjuvante em filmes de curta metragem nos anos 50. Dirigiu dezenas de peças, nelas atuando; entre elas, a de maior sucesso, A Ratoeira, de Agatha Christie, encenada pela extinta TV Piratini em duas oportunidades. Estas apresentações, à época, eram realizadas ao vivo.

Durante 30 anos, trabalhou na Sul América, empresa do ramo securitário. Participou de inúmeros congressos ligados às artes, ao teatro e jurídicos, além de ter sido representante no estado da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, durante 13 anos, e do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica, por três anos.

A partir de uma ideia sua, e com o apoio do Presidente da Casa do Poeta Riograndense, Nelson Fachinelli, foi criada a efeméride Dia das Avós, oficializada pela Câmara Municipal de Porto Alegre em 1974.

Grande ativista judaico/sefaradi, exerceu em praticamente toda sua existência cargos diretivos no Centro Hebraico Riograndense. Em maio de 1975, foi o organizador de evento no litoral gaúcho sobre a origem da comunidade sefaradi em Porto Alegre, quando foi lançada, de sua autoria, a Carta de Capão da Canoa. Faleceu em Porto Alegre, em 12 de fevereiro de 1982.

Em 1984, considerando sua atuação em prol da cultura porto-alegrense, foi sancionada Lei criando logradouro denominado Rua Dr. Aron Menda, no Bairro Rubem Berta, com os dizeres: Advogado, Homem de Teatro e de Letras.

Ao seu lado sempre teve a presença da esposa, Joia Castiel Menda, sua grande incentivadora em todas as atividades. A descendência atual do casal é constituída pelos filhos Davi e Isaac, das netas Cynthia, Samantha, Patrícia e Simone e dos bisnetos Sophia, Renato e Roberta.

Ele é pai do nosso leitor e colaborador Davi Castiel Menda

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »