Os chorões

11 ago • Caso do DiaNenhum comentário em Os chorões

Eu não sabia que o jornalismo brasileiro tinha tantos especialistas em esportes olímpicos, e nem que tantos entrevistadores experts em preparo físico, preparo médico, preparo de preparo e outros preparos. O que essa gente toda faz no jornalismo quando poderia ganhar um dinheirão treinando atletas? Isso sim que é desvio de função.

Outra coisa é esse choro que irrompe a qualquer momento nos jogos. Tá certo que somos um país de chorões, não raro, vertendo lágrimas de crocodilo, mas é demais. Atleta chorar pode ser muito brasileiro, digamos assim, comove e faz muita gente chorar junto. Mas vamos encarar friamente a questão, e com risco de ser mal entendido: atleta olímpico não pode chorar, a não ser de dor.

Derramar lágrimas é sinal de que o emocional ainda domina o cerebral. Portanto, o seu desempenho pode ficar comprometido. Ah, dirão, atleta é um ser humano. Olhem os e as caras dos primeiro time de outros países. É raro ver alguém chorar e eles também são seres humanos. Ah, mas é nosso jeito, o jeito brasileiro de externar emoções.

Justamente. Esse é o ponto.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »