A busca da imortalidade

28 jul • Caso do DiaNenhum comentário em A busca da imortalidade

Avó sentada com um bebê no colo e os dois olhando fixamente para os olhos do outro

De acordo com estimativas do IBGE, os 20,6 milhões de idosos, cerca de 10% da população brasileira, deve triplicar até 2050, e a expectativa de vida média continuará subindo no país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) assina embaixo. Meu espanto é com a velocidade.

Não faz muito tempo, a expectativa de vida era de 60 anos e, agora, os gaúchos têm a marca de 72. Na virada do século XIC para o XX, a expectativa de vida nas cidades mais avançadas era de 43 anos. Levou décadas até aumentar dois ou três anos, mas, de repente, bum!

Tenho um episódio familiar tragicômico. Quando minha mãe completou 90 anos, ela me puxou para bem perto e com ar preocupado perguntou:

– Meu filho, eu não estou ficando muito cara pra ti?

Claro que não, mãe, nunca foi. Mas cá entre nós e os geriatras, não é exatamente esse o problema da humanidade?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »