Onde está a honestidade?

22 jul • Caso do Dia1 comentário em Onde está a honestidade?

Já perguntava Noel Rosa na música ONde está a honestidade?, de 1933, aqui gravada por Beth Carvalho:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=5_KWYJhazZI[/embedyt] .

Hoje mais atual que nunca.

A Chocolate Lugano promoveu um teste para verificar a honestidade dos brasileiros. Durante o mês de junho, a empresa instalou gôndolas na frente de três de suas lojas em Gramado (RS), onde o cliente poderia apanhar uma barra de chocolate.

O preço da barra era de R$ 2,00 e o dinheiro devia ser colocado pelo interessado em uma urna sem vendedores para fiscalizar quem pagava e quem ia na mão grande mesmo. A média dos que pegaram o chocolate e não pagaram pelo produto foi de 21,31%, sendo que em uma das lojas atingiu 39,53% – o menor percentual foi de 8,43%.

A informação, extraída do blog do jornalista Miron Neto, leva à pergunta se somos mesmo um país de ladrões, tese defendida por muita gente boa. Tenho por mim que parte da culpa é da nossa moral católica, que libera o pecado com a certeza de que a confissão absolve tudo.

Uma coisa é certa: parte, e até parte considerável, das pessoas que criticam a corrupção dão curva no caixa do supermercado, se tiverem chance.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to Onde está a honestidade?

  1. Luiz Carlos Zanoni disse:

    “Brasileiro é honesto, os políticos é que são ladrões”. Maior balela sobre o brasileiro bonzinho.
    O que falta para a maioria é a oportunidade….Muitos que reclamam dos atuais corruptos e dos anteriores tem, na verdade, inveja de não estarem no bolo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »