De metro e meio

25 abr • Caso do DiaNenhum comentário em De metro e meio

CDs em exposição em lojas com

O jornalista Cristiano Dartsch, hoje curtindo ócio com dignidade em Salt River, Litoral gaúcho, é um especialista em música erudita. Gostaria de saber 10% do que ele sabe, especialmente sobre Mozart. Eis que ele descobre mais uma f aceta do “gigagênio”, como ele se refere a um dos meus ídolos. Vale a pena ler – e escutar – a sua descoberta. Leia nos “Artigos” do blog. Aqui, segue uma buena que ele contou sobre a baixa cultura musical (entre outras) do nosso povo. Estava ele numa loja de CDs pesquisando novidades clássicas, quando entrou uma jovem e perguntou pra atendente:

-Vocês tem uma gravação do Pavarotti cantando Don Giovanni? Gosto muito e quero levar.

A funcionária respondeu que ia ver, foi em direção aos balcões e, cinco minutos depois, retornou com ar triunfante, um CD na mão, e dirigiu-se à cliente, que ficara conversando comigo:

– Moça, não tenho Don Giovanni com Pavarotti, mas tenho cantado pelo Mozart!

Uma asneira dessas partindo de alguém que trabalha com CDs clássicos. É demais, comenta Dartsch, e emenda outro causo. Uma outra loja do ramo mudou de endereço e depois fechou. Um dos motivos: era complicado pesquisar no balcão, pois as estantes eram muito baixas, como se crianças fossem lá procurar discos. Por quê?

A proprietária não tinha mais de um metro e meio. Quando algum cliente reclamava que não conseguia ler os títulos da músicas sem se dobrar, ela oferecia uma lupa. Que marketing inovador!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »