Os inimigos da onça

19 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os inimigos da onça

Onça pintada dormindo sobre um tronco de árvore caído no chão.

Um dos anúncios mais inteligentes que vi na minha vida foi do Polo Petroquímico gaúcho, nos anos 1980. Já então havia um forte debate sobre a poluição potencial ou factual que esse tipo de atividade enseja. Aliás, quando a expressão petróleo ou seus derivados vem à baila, o primeiro pensamento que surge é a poluição.

Naqueles anos, o Polo era um forte alvo dos ativistas ambientais. Eu não lembro do nome da agência, até porque se a memória não me trai ela não assinou a peça publicitária. Ocupava menos de uma página de jornal e foi uma maravilha no quesito impacto. Até porque tinha um mínimo de texto, só uma chamada curta.

A ilustração mostrava a foto de uma onça e o único texto dizia “Se não fosse a Petroquímica ela estaria extinta.” Maravilha. Remetia direto ao enorme variedade de usos que dispensavam a madeira de florestas nativas. Hoje, sabemos que continua o desmatamento, mas para outros fins, mas o recado petroquímico foi dado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »