O rinoceronte do Motta

23 mar • A Vida como ela foi1 comentário em O rinoceronte do Motta

O jornalista e não-se-mais-o-quê Paulo Motta lança seu livro Pândegas & Galhofas dia 31, 19h, na Ponta del Diablo, que fica na frente do Zaffari da Lima e Silva. Recomendo com fervor. Cá entre nós e nosso barbeiro, o cara é bom pra caramba, com um texto escorreito e saboroso. Na orelha do livro o Motta já mostra leves traços do seu estilo: quando diz que é “incapaz de fazer mal a um rinoceronte”.

Uma das passagens mostra como o Paulo Motta gosta, assim como eu, de tipos inesquecíveis que povoam seus causos. Um deles é o Melhoral, olhem só a alcunha, um baixinho invocado que fala com a língua presa.

– E aí, camagadas, tomando uma cerveja espegta, hein? A Segamalte é a mais déiz!

Eu me amarro nos caras de língua presa. Conheci um que gostava de cantar músicas que justamente ele teria que ignorar por ter muitos erres. Ou egues. Teve um dia que ele olhou para uma garota de nome Marina e se foi de Dorival Caymmi pra cima dela.

– Maguina, moguena Maguina…

Ela riu e ficou só nisso. Imagino que se um dia ele encontrasse alguma Carolina ia de Chico Buarque pra cima dela.

– Cagolina…

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to O rinoceronte do Motta

  1. Auber Lopes de Almeida disse:

    Nos idos dos anos 80, o Inter contratou um jogador de nome esquisito. Por dias, não cansávamos de perguntar a um amigo nosso, de língua presa, como era o nome do cara. Dizia ele: “Aguiguegagay”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »