As primeiras espinhas

16 mar • Caso do DiaNenhum comentário em As primeiras espinhas

O afundamento do governo Dilma Rousseff é daqueles que serão analisados no futuro com alguma radiação de fundo de perplexidade. Como o Titanic, como pode um barco aparentemente à prova de naufrágio chegar onde chegou, com a tripulação procurando desesperadamente botes salva-vidas em vez de manter um mínimo de controle?

É bem provável que veremos programas e mais programas no Discovery mostrando que, na realidade, o colosso não era colosso, ao contrário. Um barco feito de papelão pintado. Nem vou entrar na ideologia. O barco afunda por incompetência gerencial agravada pelo desconhecimento de como as coisas funcionam.

E parte da culpa também é do capitalismo à brasileira. Primeiro, o capitalismo nem mesmo chegou no Brasil. O que tivemos foi um capitalismo de Estado encharcado de fundamentalismo partidário. Os filhos mamam nos primeiros anos de vida, no Brasil mamam na idade adulta.

Sim, a democracia brasileira é jovem. Recém começaram a aparecer as primeiras espinhas.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »