Cola de cavalo

19 fev • Caso do DiaNenhum comentário em Cola de cavalo

Aeroporto de Livramento em estado lamentável - prédio descascado, na frente se lê Varig

As mazelas gaúchas são sempre creditadas a governos mais recentes, mas é um erro. Não é de hoje que o velho Rio Grande vê seu antigo orgulho ir para as calendas gregas. Por exemplo, se uma empresa aérea quiser voar para Livramento tem que descer no aeroporto de Rivera no Uruguai! A foto, de 2012, cedida pelo colega Danilo Ucha, mostra o estado da estação. Tudo está abandonado, estrutura e pista. Só existe a pista do aeroclube para aviação executiva. Estamos crescendo como cola de cavalo: para baixo.

O aeroporto está fechado há décadas. Antigamente, os voos para o Interior eram abundantes e diários porque o governo federal subsidiava a empresa. Se apenas um terço dos 28 assentos de um DC-3 estivessem ocupados, o governo pagava os dois terços restantes. Tem mais. Nos anos 1970, os pilotos de empresas de táxi-aéreo recusavam-se a voar para lá porque havia muita cruzeira que entrava na cabine ou no compartimento do trem de pouso. E vocês achanado que realismo fantástico é ficção.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »