As divindades coléricas

15 fev • Caso do DiaNenhum comentário em As divindades coléricas

Duas patas de elefante. Uma delas acorrentada com uma corrente enferrujada.

Vivemos na Idade Média. Somos como os povos europeus daqueles séculos, atemorizados, impotentes, submissos, covardes não raro, sempre à procura de um Deus ou de protetor humano, que nos proteja dos bandoleiros e, em troca de trabalho escravo, nos dê casa e comida. Gostamos de ser tutelados, apesar dos protestos em contrário. Não tem nada a ver com tecnologia, que mudou o mundo mas não mudou corações e mentes.

As pestes se disseminam e até a tese medieval que tudo era castigo divino se mantém. Às vezes, as divindades coléricas se mostram como mosquitos. Assim como hoje temos os meios de comunicação, os arautos da rainha propagavam mensagens aos quatro ventos. Nem sempre o arauto era honesto e as mensagens por ele difundidas resultavam numa torre de Babel.

O deus vigente criou um inseto que pode transmitir até 200 doenças. E crescendo. Então os laboratórios reais criaram um medicamento para colocar na água. Assim que seu uso foi disseminado, feiticeiros argentinos disseram que ele causava microcefalia, apesar dos doutores o terem recomendado.

O arauto criou pânico. Algumas autoridades do rei proibiram seu uso. A confusão só aumentou. Alguns soldados postados nas seteiras do castelo foram chamados para ajudar. O demônio enviado por Deus era o mosquito e seu feitiço só precisava de água para causar doenças. Todo o poder do castelo, apresentando fissuras alarmantes nas muralhas, não conseguia derrubar um mosquito.

Como nos idos da Idade Média, estamos ferrados.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »