Democracia dente-de-leite

29 jan • Caso do DiaNenhum comentário em Democracia dente-de-leite

O cientista político e professor paulista Carlos Melo (carlos@melo.blog.br), que também escreve para o Estadão, fez ontem uma palestra para um grupo de jornalistas. Quem o trouxe foi a Braskem. Fez um retrospecto e uma análise para mostrar como chegamos onde chegamos. Eu sempre digo que, para nós veteranos, os fatos não são novos, mas as interpretações sim. E nisso ele é craque.

Concordamos, quase todos, com o que ele falou. Em resumo, comunga conosco de que vivemos uma crise sem precedentes na história brasileira, coisa que eu vivo dizendo e escrevendo. Mas Melo se diz otimista quanto ao futuro, principalmente se compararmos a situação nossa com o resto dos Brics, Rússia, China, Índia, todos com enormes problemas estruturais e sociais.

Quanto a nós, uma observação dele resume o quanto é jovem a democracia brasileira, uma titica de tempo se consideramos o país do descobrimento até agora. Lula, disse o professor, foi o único presidente desde 1946 que recebeu a faixa presidencial de um presidente e a colocou no seu sucessor, Dilma no caso. Todos os demais a receberam ou de vices ou da vacância dos antecessores.

Duro, né?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »