Entradas e saídas

6 jan • Caso do DiaNenhum comentário em Entradas e saídas

Formulada pelo físico Werner Heisenberg, em 1927, o Princípio da Incerteza diz, em síntese, que se pode medir a velocidade de uma partícula e sua posição, mas nunca as duas ao mesmo tempo. Com alguma licença poética, o funcionamento da nossa cabeça cabe perfeitamente bem – vá lá, mais ou menos – na formulação do brilhante cientista alemão.

Alguém de fora pode perfeitamente saber de uma pessoa num determinado pensamento via expressão oral ou escrita naquele momento, mas não pode medir a velocidade da continuação desse pensamento. E vice-versa.

Para dizer a verdade, nem nós mesmos podemos ter certeza da sequência deste pensamento.

Os terapeutas podem adivinhar a posição e depois a velocidade pelos atos que cometemos, mas jamais poderão entrar de verdade na cabeça dos pacientes. Nós temos porões escuros, vocês sabem. Entrar na cabeça de alguém de verdade, é uma quimera.

Essa é a realidade da minha e da sua vida. Nós não conseguimos sair e os outros não conseguem entrar.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »