Síndrome do tambor

17 nov • A Vida como ela foiNenhum comentário em Síndrome do tambor

    Há anos liguei para uma empresa do setor de calçados em Campo Bom RS, região que, na época, era chamada de Vale do Sapateiro. Enquanto eu falava com a secretária do presidente, ouvia-se uma barulheira de fundo, como uma multidão a protestar contra alguma coisa. Perguntei do que se tratava.

    – É uma grande minoria reclamando do patrão.

  Definição precisa, proposital ou acidentalmente. A expressão resumia a ação acústica de um grupo pequeno fazendo uma barulheira danada, como se fossem muito maior e com mais representatividade do que realmente tinham.

  É o que se observa hoje nas redes sociais, Facebook principalmente. Parecem aqueles animais que se esticam e se alargam para inspirar medo para o predador.

  Já chamei gente assim como sofrendo da Síndrome do Tambor. Bate, faz um barulho infernal. Fura, por dentro são ocos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »