Projeção Oswald de Souza

13 nov • Caso do DiaNenhum comentário em Projeção Oswald de Souza

   No tempo em que a Loteca reinava soberana entre as poucas Loterias da Caixa, anos 70 e 80, todos os domingos à noite no Fantástico o matemático Oswald de Souza fazia projeções de quantos acertariam os 13 pontos do concurso. Não raro, a margem era elástica, por exemplo previa que entre 10 e 100 apostadores levariam a bolada.

  Não é de hoje que vários institutos oficiais praticam a matemática de Oswald. Por exemplo, as vendas do varejo caíram 6,2% em setembro. As projeções dos doutores variavam entre declínio de 3,2% a 8,2%. Sabendo-se que cada ponto percentual representa centenas de milhões, até eu sou vidente.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »