Como surge uma editoria

8 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em Como surge uma editoria

 Editorias de Economia hoje são onipresentes nos jornais brasileiros, mas nem sempre foi assim. Elas são coisa recente em termos históricos. Quando os militares tomaram o poder, quem mais sofreu foram as editorias de política, que ganhavam páginas e páginas. O noticiário econômico não tinha uma posição fixa nas edições, era colocado quase a esmo. Também não se acompanhava o dia a dia do câmbio, do Banco Central, da política monetária como hoje, obrigação diária. Cobria-se mais a área comercial e industrial.

 Até que veio o AI-5 em 1968, que resultou em drástica diminuição de páginas de cobertura de fatos políticos. Assim como a natureza abomina o vácuo, os jornais tiveram que preencher as páginas que antes eram políticas com assuntos econômicos, e agrupados em uma posição fixa. Se você cortar muitas páginas, vai colocar os anúncios onde?

 Foi aí que aumentou o número de colunistas que traduziam as pesadas informações da vida econômica. Curioso, mas compreensível, dificilmente eram jornalistas, eram técnicos que sabiam traduzir o economês. Mesmo hoje existe essa dificuldade, ainda mais para explicar política monetária e mercado de capitais como um todo, derivativos, mercado futuro etc.

 Assim foi.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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