O perigo que vem de baixo

24 nov • Caso do DiaNenhum comentário em O perigo que vem de baixo

 Há um estudo ainda não divulgado sobre os lençóis freáticos de Porto Alegre, que estariam contaminados por fármacos, entre outras substâncias químicas e metais pesados. Outro problema que bate no teto do nosso porão é a presença de hormônios femininos nas águas do Guaíba, devido à urina das mulheres que usam anticoncepcionais.

 Não sei se o nível de hormônio é perigoso ou não, o que sei é que o primeiro alerta veio nos anos 1970, quando os ingleses começara a despoluir o Rio Tâmisa e descobriram grande quantidade de reversão de sexo dos peixes. Com a reversão, as fêmeas ganham mais peso do que os machos. A cadeira de Piscicultura da Faculdade de Veterinária da UFRGS tem ou tinha dados sobre o assunto.

 Quanto aos medicamentos, é no que dá despejar remédios no vaso e dar descarga ou jogá-los no lixo, que a chuva se encarrega de infiltrar no solo. Isso sim merecia uma senhora campanha de esclarecimento.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »