O essencial invisível

24 out • Caso do DiaNenhum comentário em O essencial invisível

 Tragédias como esse acontecido em Gravataí (RS) com traficantes disparando a esmo e ferindo 33 pessoas, matando um casal que nada tinha a ver com a briga deles com outra facção, se repetem todos os dias mas sem dimensão. Normalmente – para ver a que ponto chegamos, normalmente… –, eles se matam mutuamente e, eventualmente, alguém, que estava no local errado e na hora errada, morre. Mas nas vilas e nos subúrbios, a dor e a revolta chegam com poucos decibéis aos ouvidos da sociedade.

 Aí os leitores e colunistas berram “cadê o governo?”. Inútil. O governo tem traque, os traficantes tem canhão; o governo tem leis malfeitas, o tráfico não as respeita. Como dizia Antoine de Saint Exupéry, o essencial é invisível aos olhos: o usuário de drogas. Ah, mas ele é um coitado dependente químico. Alto lá! Ele não era dependente quando cheirou ou se injetou pela primeira vez. E podem consultar os especialistas, apenas 30% (em torno disso) realmente viram o que nós chamamos de viciados.

 O usuário que usa a droga de forma recreativa é cúmplice desses assassinatos. O resto é conversa pra boi dormir e enquanto não for esse o alvo do repensar o combate ao tráfico, continuaremos morrendo.

Foto: Freepik

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »