A Terra do Não Dá

19 out • Caso do DiaNenhum comentário em A Terra do Não Dá

 Quando se diz que o Rio Grande do Sul, especialmente Porto Alegre, é a terra do “não”, não se trata apenas da mentalidade de quanto pior melhor ou de resistência à qualquer iniciativa de retirada de mofo. Quem conhece o mundo empresarial de outros estados sabe o quanto eles se queixam do empresariado gaúcho. Também aí o “não dá” prospera. Sem falar que titubeiam na hora de aceitar ou não uma proposta sem procrastinar a decisão – diz pra ele que fui ao dentista ou que estou em reunião.

 É claro que não são todos. Temos ilhas de excelência e empresas que não fariam feio no exterior, mas, infelizmente, a massa crítica, o conjunto, está cheio dessa cultura tanto quanto um papo de anjo está embebido de calda. Isso é o que conta. Se servir de consolo, não é recente. Desde os tempos que fui publicitário e executivo, escutei essa queixa, especialmente em São Paulo.

 Só que agora piorou. Empresários de Santa Catarina também têm a mesma queixa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »