O Sul maravilha

11 out • Caso do DiaNenhum comentário em O Sul maravilha

 Imaginemos um separatismo ao contrário. E se o resto do Brasil fizesse um plebiscito para se desanexar do Rio Grande do Sul, vencesse e a União concordasse? Teríamos que criar nossa Previdência, o SUS, construir uma refinaria de petróleo, pagar a dívida interna e externa, importar desde energia até bananas, uma maravilha. Graças a Deus tempos dinheiro sobrando. Não acredite quando dizem que estamos mais lisos que sabonete molhado. Aliás, a nossa moeda seria o Guaipeca.

 De tempos em tempos, a humanidade procura soluções milagrosas para seus dramas, e o separatismo é uma dessas falsidades que lideranças espertas botam na cabeça da manada, que, por sua vez, não consegue ver nenhum palmo adiante do nariz. Não enxerga os efeitos colaterais. Vide a Catalunha, que já perdeu bancos e indústrias antes mesmo de declarar sua independência.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »