As teias da vida e da morte

28 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em As teias da vida e da morte

 Semana passada, morreu a jornalista Gemma Generalli, que foi minha colega na faculdade e na Zero Hora dos anos 1980. Fiquei surpreso ao saber que ela tinha 90 anos. Nos tempos da ZH, ela era bem mais velha do que nós, é verdade, mas não imaginava essa diferença toda. A Gemma era reservada, muito culta, e se escandalizava com a falta de cultua geral dos jornalistas. Imagina se ela conhecesse as redações de hoje.

 Mas é para ver como os destinos se cruzam. O irmão dela, Lírio, já falecido, era funcionário da Federasul e meu grande amigo. Mantinha um sotaque italiano clássico. Aí vêm os destinos cruzados que me refiro. A então poderosa Guaspari, forte marca em vestuário, era também nome do prédio onde hoje fica a recém inaugurada Lojas Lebes, no Centro da Capital, e a razão social era Guaspari Generalli, pelo menos no tempo em que eu trabalhava em banco, início dos anos 1960.

 O prédio foi todo restaurado pelos novos donos, mas o edifício mantém o nome original. Antes de saber do falecimento da Gemma, almocei no restaurante do 4º andar. Olhei longamente a paisagem vista dos janelões. Como dali se avista o prédio da Associação Comercial, onde fica a Federasul, lembrei do meu amigo Lírio Generali – trabalhei lá um ano e pico.

 Dias depois abro a ZH e, no necrológio, vejo a foto da Gemma, irmã do Lírio, ambos amigos meus.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »