O sol por testemunha

17 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em O sol por testemunha

 Nunca beba vendo a luz do sol. Um político famoso, dos anos 1980, tinha essa máxima e repreendia funcionários, parentes, amigos e até conhecidos quando via alguém bebendo de dia. A bebida, sentenciava Sua Excelência, só pega você se insistir em beber de dia. Espere o anoitecer, exclamava, dedo em riste, para o infeliz flagrado tomando seu chopinho ou uísque no almoço.

 Ele mesmo se dizia um exemplo. Bebia forte, como se diz na Fronteira Oeste, mas sempre à noite. Durante o dia, o único líquido que descia pela sua garganta era chimarrão ou água mineral. Cumpria esse sagrado preceito desde sempre, jurava, e passava longe da dependência.

 Um dia, coisa de 10h da manhã, um funcionário foi à sua procura na praia – era fevereiro – e cruzou o largo gramado da mansão. No caminho, deparou-se com a Veraneio do político. Bateu na porta. Atendeu a empregada, explicando que o patrão tinha dado uma saída. Conformado, deu meia volta e, justo quando cruzava a caminhonete, Sua Excelência abriu a porta do veículo de bermudas com uma garrafa vazia do melhor scotch que o dinheiro podia comprar. Trôpego, só fez um aceno e foi reabastecer no bar da mansão.

 Mais surpreso que virgem que descobre estar grávida, o funcionário foi embora para não causar constrangimento ao patrão. Foi então que notou que todas as janelas da Veraneio tinha cortinas pretas.

 O homem era coerente. Realmente, ele nunca bebia vendo a luz do sol.

Imagem: Freepik

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »