Programa Alfa

4 ago • NotasNenhum comentário em Programa Alfa

Senar desenvolve o programa Alfa

 Tem início, nesta segunda-feira, o terceiro e último módulo do Programa Alfa 2017, iniciativa do SENAR-RS voltada para a alfabetização de jovens e adultos do meio rural. Este ano, o Alfa estreou um novo formato divido em três módulos, relacionando temas específicos ao cenário local dos alunos: Identidade e Diversidade Cultural; Sociedades Humanas e Meio Ambiente; e o Trabalhos Cotidianos.

 Essa estrutura curricular foi desenvolvida com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Cada módulo possui dois meses de duração, totalizando mais de 60 horas de carga curricular. Os temas são trabalhados em paralelo aos conteúdos de alfabetização dos alunos.

 O último módulo irá abordar a diversificação de atividades para geração de renda. “Relacionando com os conteúdos trabalhados nas etapas anteriores, vamos discutir com os alunos a exploração de novas fontes de subsistência de acordo com os recursos disponíveis em suas comunidades. Se antes inicialmente falamos sobre a criação de hortas, por exemplo, agora vamos abordar a comercialização das hortaliças e dos legumes produzidos no local. Em cada comunidade rural, pode haver diversas oportunidades, desde que seus moradores sejam estimulados a entender o potencial dos recursos encontrados”, comenta a gestora do Programa Alfa no RS, Carina Bridi.

 As aulas do último módulo vão até o dia 22 de setembro. Já o encontro dos coordenadores acontece no Hotel Continental.

Fotos: Tiago Francisco

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »