Os diligentes nordestinos

5 jul • Caso do DiaNenhum comentário em Os diligentes nordestinos

 As bancadas nordestinas no Congresso se unem quando a causa é comum para toda a região, uma verdade que se comprova no acompanhamento de décadas de votações. Qual a característica dos parlamentares dos diversos partidos no Sul? Se é do outro, sou contra. Por isso que o Norte e Nordeste recebem polpudas verbas e nós, apenas migalhas.

 Além disso, eles sabem instintivamente o que querem. Foco. Parece mentira, mas nós gaúchos pecamos neste quesito. Um graduado assessor de ministério conta que a pasta tem 55 projetos subsidiados ou a fundo perdido para os estados e municípios, especialmente para estes últimos. Ele observou que os prefeitos desses estados pedem audiência, pedem a lista dos projetos e verificam em quais eles se enquadram e o que é preciso para se candidatar. E voltam com projetos nos trinques.

 Então o assessor contou uma história. Durante um final de semana prolongado, visitou um município turístico da Serra, onde tinha casa. Por acaso, encontrou o prefeito, seu conhecido, e disse a ele dos tais 55 projetos, pedindo que ele o procurasse a Brasília. Afinal, era dinheiro sadio e, puxa, qualquer melhoria para o município seria bom para ele, já que tinha casa na cidade. O alcaide pensou um pouco e respondeu.

 – O que eu precisava agora era um caminhão.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »