Adeus, Tramandaí

16 maio • A Vida como ela foiNenhum comentário em Adeus, Tramandaí

tramandaiBotaram abaixo o velho hotel Siri em Tramandaí. Vão construir duas torres, de 18 andares cada, em um prazo de seis anos – a foto foi obtida antes da demolição, no verão passado. Se depender de mim, poderiam levar 60 anos porque certamente não estarei mais aqui para ver praias como Tramandaí sendo mutiladas. Sim, eu sei, é “o progresso que vem” dos Demônios da Garoa, mas como veranista, que a conheceu desde os 5 anos de idade, posso dizer: Adeus, Tramandaí. Foste boa enquanto duraste.

Quando eu tinha uns 7 ou 8 anos, passei alguns dias na casa do meu padrinho Selvino Kunzler, casado com minha prima irmã Elfride, que ficava a duas quadras do mar. Era tudo areia e mais areia e seus cômoros, mas avistava-se o Condomínio Tramandaí e, colado nele, o Siri. Havia lagoas de águas mornas entre as dunas. De noite, grilos e sapos coaxando, um som que gosto até hoje. Coaxar de sapos para mim é como aquela risada nervosa das zebras para um africano.

 Tudo veio abaixo ou desapareceu ao longo dos anos. Acho que dos anos 1950 só sobrou a Taberna do Willy, na Emancipação, mas com outro nome. Já não era mais nem sombra da original nos anos 1990. Se foram o Hotel Gaúcho, o sorvete italiano nas calçadas, o cheiro permanente da maresia e do vime nas lojas de artesanato, o Willy, seu chope bem tirado e sanduíche aberto, a Branquinha, os chalés de madeira e casas de material dos velhos tempo. Sumiram até os sapos e os grilos.

 Desapareceram até os siris. Vocês banhistas, já repararam que não se pisa mais nestes crustáceos? Tem visto eles na praia, vivos ou mortos com suas pinças azuladas? Sumiram.

 Talvez de desgosto.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »