Tu falas, eu gravo

16 maio • Caso do DiaNenhum comentário em Tu falas, eu gravo

 Entre tantos detalhes de encontros com congressistas e gente dos governos Lula e Dilma, os publicitários João Santana e de sua esposa, Mônica Moura, contaram que o então líder do PT no Senado, Delcídio do Amaral, fez as negociações para contribuições de empreiteiras à sua campanha na sauna de sua casa em Campo Grande. O jornalista Carlos Brickmann escreveu que, num local como esse, não tem como entrar com gravador ou câmara clandestina. E arrematou: numa sauna, ninguém pode botar a mão no bolso do outro. No máximo, pode botar a mão por baixo da toalha, acrescento eu.

 No entanto, gente com rabo preso e do tamanho da pista do Galeão continua falando no celular e mandando e-mails. Tancredo Neves costumava dizer que não existe segredo quando mais de um sabe. Nunca falava nada reservado no telefone. Hoje, então, é possível até mesmo captar uma conversa do lado de fora de uma casa detectando as vibrações das falas no vidro das janelas.

 Até meados dos anos 1980, usava-se outro recurso que impedia que a conversa gravada clandestinamente fosse decifrada, abrir as torneiras da pia ou o chuveiro. Não dá mais, a sofisticação chega a tal ponto que os as conversas são filtradas apesar dos ruídos.

 Não tem mais lugar ou equipamento seguro. Captar pensamentos de forma científica será questão de tempo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »