Um lorde na selva

8 maio • A Vida como ela foiNenhum comentário em Um lorde na selva

 Mas o que é aquele índio da novela Mundo Novo da Globo? Tudo bem que não precisavam – nem deviam – usar do estereótipo que vulgariza os indígenas, mas também não precisavam transformá-lo em um lorde inglês. Falando um português impecável, aliás. Sempre pintado e de cocar, as listas verticais da pintura parecem suspensórios. E quando ele se encontra com a índia, também vestida comme il faut, nem mesmo falam na sua língua. Língua só nos beijos que trocam no meio da mata como faz o homem branco.

 Se fosse uma novela de gandaia, vá lá. Como dizia o escritor argentino Jorge Luiz Borges, uma ficção no tempo pode partir de uma premissa absurda, mas, no desenrolar, precisa manter uma lógica. O sotaque português de Portugal de alguns personagens é bom, mas índio falar português do Brasil fica estranho.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »