O mundo mudou

8 abr • ArtigosNenhum comentário em O mundo mudou

De Sidnei Souza Nehme*

O mundo com o coronavírus mudou e já não está tão globalizado como antes, o que leva cada país a cuidar objetivamente dos seus interesses na busca de superar o agressivo quadro de retrocesso de suas economias, e surge a percepção de que concentrar produção de produtos em determinados países é um risco, colocando em check o conceito da globalização.

Certamente, no cenário pós-coronavírus o mundo experimentará fortes alterações no intercâmbio comercial global, sendo certo que todas as economias serão mais defensivas para evitar surpresas como as que se evidenciam no momento.

O mundo não será o mesmo, é provável que se intensifique o nacionalismo.

Bem, feita esta colocação o que observamos no momento é que frágeis e inconsistentes sinais de contração no avanço da pandemia fomentaram otimismo centrado em algumas economias, mas principalmente na americana, e isto causou repercussões globais e até levou países com relevantes problemas fiscais, políticos e de atividade econômica como o Brasil.

* da NGO Câmbio News

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »