8 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em

SÉRIE Emater Mulher mostra o protagonismo feminino no meio rural, e destaca que toda pessoa líder tem uma referência, seja pessoal ou profissional. No caso de Ângela Dias Stumpf, 42 anos, casada, mãe de duas filhas, moradora da do Sítio Bela Hú, em Sapiranga, a mãe é sua a principal referência de sua vida e de seu trabalho.

Print

Emater_Mulher_2

Moradora da zona rural, onde nasceu, Ângela, assim como tantas outras meninas filhas de agricultores, tinha como tarefa cuidar da casa, enquanto seus irmãos e pai se dedicavam ao trabalho na roça, e sua mãe, professora multisseriada, se aposentou na pequena escola local.

“Todos tivemos acesso à educação. Então nos dividíamos entre a escola e o trabalho”, lembra a também professora Ângela. “Seguindo os passos de minha mãe, também casei bem cedo.”

Morou por dez anos na cidade, onde atuou como professora por muitos anos. “Assim que surgiu uma oportunidade para lecionar na escola rural aqui perto de casa, nos mudamos de volta para a zona rural”, recorda.

Após algum tempo no meio rural, Ângela, já sem trabalho na escola, decidiu literalmente “colocar a mão na massa”, participando de cursos de culinária e de empreendedorismo, o que a motivou a montar uma agroindústria de panificados. “Descobri minha grande paixão e até hoje trabalho com isso, dentro da ideia de uma produção mais tradicional, usando receitas antigas da família, tudo sendo feito no forno à lenha”, diz, orgulhosa, a hoje coordenadora do projeto Koloniegeschmack, que oferece pães e cucas feitos na hora nos fornos à lenha de barro do Parque Municipal do Imigrante, aos domingos a partir do meio-dia.

A realização pessoal e profissional chamou a atenção da comunidade e Ângela passou a ser chamada para participar de eventos do município e também particulares. “Como sou uma pessoa que sempre tive um olhar para a questão social da mulher do campo, assim que surgiu uma oportunidade, decidimos, num grupo pequeno de mulheres, montar uma associação voltada não só para a área dos panificados, mas também para atender e lutar pelos direitos das mulheres”.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »